Consultoria de Impacto

Empregabilidade e tara por qualificação

Fala-se demais em talento, há louca busca por qualificação profissional, enquanto a postura não tem sido considerada como deveria. É preciso tomar cuidado com o modismo da qualificação. Funcionário dedicado, responsável, preocupado em cumprir prazos e horários, envolvido com o trabalho, mesmo sem possuir elevada qualificação, tem papel a ser seriamente respeitado. Na minha atuação como consultor, quando faço levantamento da equipe junto à diretoria, muitas vezes são feitas observações como:
- Neste setor, por exemplo, temos duas pessoas com as quais podemos contar. Trabalham com vontade, participam, estão conosco há anos. O detalhe está nas palavras "podemos contar". Depois de ouvir com frequência esta declaração, decidi analisar funcionários que diretores citavam como "podemos contar" - ver de perto quem são, funções, currículos. Invariavelmente, pessoas com mais postura do que alta qualificação ou postura e alta qualificação em nível (responsabilidade, atenção, coletivismo e conhecimento diferenciado).
Exemplo interessante está nas táticas do futebol de hoje. Treinadores mais destacados são aqueles que sabem compor postura e qualificação. Esquematizam equipes de forma que os gols sejam sustentados pelo conjunto, assim como, as jogadas altamente brilhantes. No comércio, é preciso a mesma filosofia para se manter cada cliente conquistado. Virar o jogo ou recuperar cliente hoje é árdua tarefa...
Neste misto qualificação-postura, mais de um menos de outro, cabe ver que pessoas vitoriosas têm a postura como pista de decolagem e, depois, como manutenção do vôo. Acreditam no que são capazes, aprofundam-se com determinação, vontade. Lá na frente, uma vez realizadas, botam disciplina e organização como base: Pelé, Madona, Shakespeare, Paulo Coelho, Silvio Santos, Bill Gates, Che Guevara...
No comércio, ao invés de se contratar um primoroso talento pode ser tático ampliar a qualificação daquele com o qual "podemos contar". Refletirá em valorização, maior energia na equipe e menor custo. Outro exemplo está na queda de alunos nos abrangentes e longos cursos de MBA. As instituições de ensino passaram a lançar cursos com formação mais pontual e finalizados em menor tempo. O espaço para o conhecimento diferenciado fica cada vez mais dirigido. Empresários querem quem trabalhe em cima de planos e atividades com responsabilidade, compenetração, integração e, sempre que possível, com conhecimento diferenciado. Possuem experiência, base de gestão, identificação do espaço no mercado.
Empresários vasculham aqui, ali atrás de gente para pensar-agir em cima do que é planejado e das pendências. Empresas de comércio exterior estão cheias de idéias, soluções, os entraves acontecem na operação, no gerenciamento, na prática das providências com impacto e, em especial, regularidade. Neste gerenciamento, sem dúvida, o segredo está na soma da postura com o conhecimento diferenciado, e não, na intensa busca pela alta qualificação como prega a gurulândia da globalização. Por causa do "podemos contar", alterei critério para análise coletiva e individual de uma equipe. Na consultoria, faço direta e incisiva ligação dos funcionários ao perfil da empresa e do cliente em busca de conjunto de habilidades que possa manter resultados com consistência, sem romantismo.
Em breve, cairá a tara por qualificação, o equilíbrio será a meta. Daí, a união do conhecimento diferenciado com a postura.

José Renato de Miranda
rdemiranda@consultoriadeimpacto.com.br 
www.consultoriadeimpacto.com.br / www.empresafamiliarconsultoria.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Artigos

Sinais que a vida pessoal pode dar pelo excesso de trabalho.
Em condições normais, a sobrecarga de trabalho traz desgastes físicos e psicológicos pelo fato de a pessoa não respeitar...
Clique e leia

O brasileiro não sabe sustentar o sucesso.
A Seleção Brasileira venceu a da Colômbia. No dia seguinte, a antes preocupada e tensa Seleção começou a aparecer na mídia...
Clique e leia

Natalidade humana x natalidade tecnológica
As manifestações no Brasil, na Europa e outras a caminho, com maior ou menor peso dos problemas políticos, terão nos bastidores um quadro amplo e complexo.
Clique e leia.

Planejamento Gestão Familiar aumenta valor da sua empresa.
Há anos e anos, tenho enfatizado a influência da profissionalização da gestão no preço de uma empresa familiar...
Clique e leia

Empregabilidade e tara por qualificação
Tome cuidado com modismo da qualificação. Funcionário que você "pode contar", nem sempre super-qualificado, tem o seu papel.
Clique e leia.

Vamos dar um rumo na nossa empresa familiar!
A diferença ente empresa familiar e não familiar não está só na força da emoção, mas também na ocupação diária das pessoas…
Clique e leia.

Empresa familiar é um bom negócio!
Empresas familiares superam catástrofes estatísticas, antes da 3ª geração. Seguem vitoriosas para 4ª, 5ª… Qual segredo?
Clique e leia.

A família tem que trabalhar para a empresa, e não o contrário
É indispensável a empresa ficar acima das relações domésticas ou, no futuro, terá que vender bens para pagar prejuízos da empresa.
Clique e leia.

EF: união da experiência com a modernidade
Este ambiente de efervescente competição atinge em cheio a empresa famíliar, mas é viável a guinada e um futuro feliz!
Clique e leia.

Qual será a tendência empresarial?
A importância do talento e das inovações, é um fato, mas este é o caminho único, inadiável e obrigatório?! Tem que ser assim?!
Clique e leia.

Maior competição, menor mercado: só trabalho resolve
"No mercado há espaço para todo mundo". Em algum lugar do passado, sim. Hoje quem assim pensar, naufraga no efeito Titanic.
Clique e leia.

Ciclo do Ajeitamento: mercado era cúmplice, não é mais, e aí?
Da década de 90 à virada do milêmio ocorreu o que o autor chama de fim do "Ciclo do Ajeitamento". Confira a curiosa conclusão.
Clique e leia.

O mundo sem gerúndio
Artigo publicado em O Globo, 1º caderno. José Renato de Miranda é autor do 1º livro no Brasil escrito sem gerúndio.
Clique e leia.

O que é ter QI hoje?
Dão crias as reportagens sobre tecnologia e inteligência. A maioria diz que a era digital estimula criatividade e QI. Você concorda?!
Clique e leia.

Gestão da Correria
Efeitos da turbinada tecnologia digital geram a ilusão do lucro e da qualidade de vida.
Conheça a Gestão da Correria como meio para dar um tranco na velocidade,
elevar o padrão do trabalho e da saúde.
Clique e leia.