Consultoria de Impacto

O mundo sem gerúndio

Em algum lugar do passado na faculdade de jornalismo, o professor de Técnicas de Redação, Nilson Lage, ensinava as normas para se chegar a um leve texto de reportagem. Orientava sobre a importância de parágrafos curtos, de se cortar prolongamentos na narrativa dos fatos, e aí citou:
– É aconselhável evitar o gerúndio.

Fiz da sugestão uma obrigação. Passei a exercitar os cortes até não mais usar o gerúndio, ou seja, a forma invariável da flexão verbal, resultante da mudança do r final do infinitivo em ndo: cantando, sofrendo, sentindo, pondo, e que corresponde a um adjunto adverbial; às vezes aparece regido da preposição em (Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, publicado pelo jornal O Globo).
Da faculdade em diante, este hábito virou um curioso vício. É impossível mensurar o volume de textos que redigi como jornalista, professor universitário, atualmente, como consultor empresarial. Todas as linhas, inclusive as particulares, sem gerúndio. No banheiro da minha casa, de picardia, tem uma placa: "Sorria!!! Aqui também você é filmado", e não, "Sorria!!! Você está sendo filmado", conforme a frase-padrão sobre a presença de câmeras que consideram todos bobos e suspeitos. Este vício teria a simpatia do escritor Graciliano Ramos, que jogava tinta no gerúndio sem pena: "Ele torna o texto impreciso e pastoso". Vira hoje referência para os adversários do hábito de se exceder nesta forma verbal, para aqueles que colocaram em circulação na internet o Manifesto Contra o Gerundismo. Ouvir das atendentes de 0800 frases como "uma vez comprando o senhor vai estar recebendo o produto...", causa arrepios em quem ainda preza e briga contra o vale-tudo na língua portuguesa.
Não há dúvida, quanto menos gerúndio se usa maior clareza e objetividade se consegue no conteúdo. Sorrateiro que só ele, o gerúndio traz a tendência para a ampliação da narrativa e, por conseqüência, embaraço das palavras e idéias. Se a pessoa procura evitá-lo, melhor será a precisão, a compatibilidade entre o texto e o fato. Destacados escritores e jornalistas são fortes aliados no combate ao gerúndio para que possam levar aos leitores os acontecimentos, as histórias e opiniões de forma nítida, sem prolongar, sem espichar em demasia os parágrafos. Importante: na guerra antigerundismo é necessário dar significativo desconto para o meio religioso. Transmitir esperança, falar da ação pelo próximo, fazer devoção exigem a presença do gerúndio: "Indo por este caminho, você chegará lá!"; "Estaremos fazendo vigilia pelos menos afortunados"; "Rezando encontraremos Deus".
As pregações religiosas necessitam passar o sentimento de continuidade, de salvação em andamento, de um amanhã próspero e, na insistência-persistência dentro deste ambiente, são inevitáveis sermões e mensagens benzidas do início ao fim com verbos no gerúndio.
Como não poderia deixar de ser, escrevi Gestão & Marketing: agressiva solução para levar a sua empresa ao lucro (editora J. Di Giorgio) sem gerúndio. No seu estilo, o livro é um novo passo para revalorização da língua e da redação; no conteúdo, traz algumas ousadas idéias empresariais e sociais. Confira.

José Renato de Miranda
rdemiranda@consultoriadeimpacto.com.br 
www.consultoriadeimpacto.com.br / www.empresafamiliarconsultoria.com.br

 

 

 

 












Artigos

Sinais que a vida pessoal pode dar pelo excesso de trabalho.
Em condições normais, a sobrecarga de trabalho traz desgastes físicos e psicológicos pelo fato de a pessoa não respeitar...
Clique e leia

Sinais que a vida pessoal pode dar pelo excesso de trabalho.
Em condições normais, a sobrecarga de trabalho traz desgastes físicos e psicológicos pelo fato de a pessoa não respeitar...
Clique e leia

O brasileiro não sabe sustentar o sucesso.
A Seleção Brasileira venceu a da Colômbia. No dia seguinte, a antes preocupada e tensa Seleção começou a aparecer na mídia...
Clique e leia

Natalidade humana x natalidade tecnológica
As manifestações no Brasil, na Europa e outras a caminho, com maior ou menor peso dos problemas políticos, terão nos bastidores um quadro amplo e complexo.
Clique e leia.

Planejamento Gestão Familiar aumenta valor da sua empresa.
Há anos e anos, tenho enfatizado a influência da profissionalização da gestão no preço de uma empresa familiar...
Clique e leia

Empregabilidade e tara por qualificação
Tome cuidado com modismo da qualificação. Funcionário que você "pode contar", nem sempre super-qualificado, tem o seu papel.
Clique e leia.

Vamos dar um rumo na nossa empresa familiar!
A diferença ente empresa familiar e não familiar não está só na força da emoção, mas também na ocupação diária das pessoas…
Clique e leia.

Empresa familiar é um bom negócio!
Empresas familiares superam catástrofes estatísticas, antes da 3ª geração. Seguem vitoriosas para 4ª, 5ª… Qual segredo?
Clique e leia.

A família tem que trabalhar para a empresa, e não o contrário
É indispensável a empresa ficar acima das relações domésticas ou, no futuro, terá que vender bens para pagar prejuízos da empresa.
Clique e leia.

EF: união da experiência com a modernidade
Este ambiente de efervescente competição atinge em cheio a empresa famíliar, mas é viável a guinada e um futuro feliz!
Clique e leia.

Qual será a tendência empresarial?
A importância do talento e das inovações, é um fato, mas este é o caminho único, inadiável e obrigatório?! Tem que ser assim?!
Clique e leia.

Maior competição, menor mercado: só trabalho resolve
"No mercado há espaço para todo mundo". Em algum lugar do passado, sim. Hoje quem assim pensar, naufraga no efeito Titanic.
Clique e leia.

Ciclo do Ajeitamento: mercado era cúmplice, não é mais, e aí?
Da década de 90 à virada do milêmio ocorreu o que o autor chama de fim do "Ciclo do Ajeitamento". Confira a curiosa conclusão.
Clique e leia.

O mundo sem gerúndio
Artigo publicado em O Globo, 1º caderno. José Renato de Miranda é autor do 1º livro no Brasil escrito sem gerúndio.
Clique e leia.

O que é ter QI hoje?
Dão crias as reportagens sobre tecnologia e inteligência. A maioria diz que a era digital estimula criatividade e QI. Você concorda?!
Clique e leia.

Gestão da Correria
Efeitos da turbinada tecnologia digital geram a ilusão do lucro e da qualidade de vida.
Conheça a Gestão da Correria como meio para dar um tranco na velocidade,
elevar o padrão do trabalho e da saúde.
Clique e leia.