Consultoria de Impacto

Vamos dar um rumo na nossa empresa familiar!

A diferença entre empresa familiar e não-familiar não está só na força da emoção, mas também na ocupação diária das pessoas. Elas saem de casa para a empresa, da empresa vão para casa. São dois ambientes que absorvem praticamente todo o tempo das pessoas. Quando não estão nestes dois ambientes, volta e meia surgem assuntos ou fatos a eles ligados.
Numa empresa não-familiar, os dois ambientes existem separados, há interligação só nos bastidores. Na empresa familiar, a ligação é direta, constante, existe mistura quase total das vidas nos mesmos lugares. Humanamente impossível uma separação íntima de cada parente, ou seja, no trabalho não se toca em assunto doméstico e vice-versa. Teriam que ser máquinas com dois botões no coração: Família.Liga.Desliga / Empresa.Liga.Desliga. Na empresa não-familiar há soma, na familiar há multiplicação de encontros, sentimentos, pensamentos e metas. Nela, entra o segundo e fortíssimo aspecto: esta multiplicada mistura é temperada por ingredientes que geram oscilantes ações e reações dentro do ser humano: afeto-dinheiro-poder-vaidade-profissão. Nas cidades do interior e em certos setores, a mistura empresa-família ganha fermento.
As relações são muito mais estreitas e intensas nas cidades fora das regiões metropolitanas. Famílias se encontram (casa, trabalho, igreja, clube, bar, comércio, partidos etc), convivem há anos e anos. Nos setores de varejista e de auto-postos, parentes se falam num corpo-a-corpo diário entre eles, equipes e clientes, sem distâncias ou divisórias, e ainda, com problemáticos períodos de falta de movimento...
As relações ficam abertas, um entra no espaço do outro mesmo sem querer. Vale lembrar dos setores mais saudosistas, românticos, como supermercados e gráficas que, normalmente, nasceram de empreendedores intuitivos, de pouca formação educacional, com notáveis jornadas de muito suor e longos expedientes, que se apaixonaram pelo que criaram... Empresa familiar tem inúmeras vantagens em cima dos concorrentes. Dos 300 grandes grupos brasileiros, 265 são familiares; entre pequenos e médios, 85%. O sucesso começa quando os parentes (titulares em especial) afirmam:

Vamos dar um rumo nas relações familiares na nossa empresa!

Enquanto não houver esta incisiva decisão, será perder tempo, dinheiro, aumentar conflitos e... ouvir aplausos dos concorrentes. A contratação de consultor, praticada pela maioria das empresas familiares vitoriosas, será desperdício total.
Por outro lado, se ocorrer a decisão de dar um rumo, titulares ganharão qualidade de vida e sucessores garantia de futuro. Com tempo, critério, deve-se elaborar programa de entrada para os novos e de saída para os dirigentes. Não é tarefa simples, daí, a importância do consultor para ajuste da gestão e das relações.
Um interessante paralelo para ilustrar a grave conseqüência da empresa familiar sem rumo: Costuma-se falar que empresários fazem tamanho esforço para ganhar dinheiro que se esquecem da saúde. No futuro, doenças vão atrapalhar a boa condição financeira para gozar a vida e gastarão o dinheiro acumulado para pagar tratamentos de saúde... Na empresa familiar, quando não se toma uma decisão a tempo, o dinheiro é mal gasto (carros, imóveis, viagens, festas etc) e, lá na frente, a família terá que se desfazer de bens para pagar dívidas da empresa...

José Renato de Miranda
rdemiranda@consultoriadeimpacto.com.br 
www.consultoriadeimpacto.com.br / www.empresafamiliarconsultoria.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Artigos

Sinais que a vida pessoal pode dar pelo excesso de trabalho.
Em condições normais, a sobrecarga de trabalho traz desgastes físicos e psicológicos pelo fato de a pessoa não respeitar...
Clique e leia

O brasileiro não sabe sustentar o sucesso.
A Seleção Brasileira venceu a da Colômbia. No dia seguinte, a antes preocupada e tensa Seleção começou a aparecer na mídia...
Clique e leia

Natalidade humana x natalidade tecnológica
As manifestações no Brasil, na Europa e outras a caminho, com maior ou menor peso dos problemas políticos, terão nos bastidores um quadro amplo e complexo.
Clique e leia.

Planejamento Gestão Familiar aumenta valor da sua empresa.
Há anos e anos, tenho enfatizado a influência da profissionalização da gestão no preço de uma empresa familiar...
Clique e leia

Empregabilidade e tara por qualificação
Tome cuidado com modismo da qualificação. Funcionário que você "pode contar", nem sempre super-qualificado, tem o seu papel.
Clique e leia.

Vamos dar um rumo na nossa empresa familiar!
A diferença ente empresa familiar e não familiar não está só na força da emoção, mas também na ocupação diária das pessoas…
Clique e leia.

Empresa familiar é um bom negócio!
Empresas familiares superam catástrofes estatísticas, antes da 3ª geração. Seguem vitoriosas para 4ª, 5ª… Qual segredo?
Clique e leia.

A família tem que trabalhar para a empresa, e não o contrário
É indispensável a empresa ficar acima das relações domésticas ou, no futuro, terá que vender bens para pagar prejuízos da empresa.
Clique e leia.

EF: união da experiência com a modernidade
Este ambiente de efervescente competição atinge em cheio a empresa famíliar, mas é viável a guinada e um futuro feliz!
Clique e leia.

Qual será a tendência empresarial?
A importância do talento e das inovações, é um fato, mas este é o caminho único, inadiável e obrigatório?! Tem que ser assim?!
Clique e leia.

Maior competição, menor mercado: só trabalho resolve
"No mercado há espaço para todo mundo". Em algum lugar do passado, sim. Hoje quem assim pensar, naufraga no efeito Titanic.
Clique e leia.

Ciclo do Ajeitamento: mercado era cúmplice, não é mais, e aí?
Da década de 90 à virada do milêmio ocorreu o que o autor chama de fim do "Ciclo do Ajeitamento". Confira a curiosa conclusão.
Clique e leia.

O mundo sem gerúndio
Artigo publicado em O Globo, 1º caderno. José Renato de Miranda é autor do 1º livro no Brasil escrito sem gerúndio.
Clique e leia.

O que é ter QI hoje?
Dão crias as reportagens sobre tecnologia e inteligência. A maioria diz que a era digital estimula criatividade e QI. Você concorda?!
Clique e leia.

Gestão da Correria
Efeitos da turbinada tecnologia digital geram a ilusão do lucro e da qualidade de vida.
Conheça a Gestão da Correria como meio para dar um tranco na velocidade,
elevar o padrão do trabalho e da saúde.
Clique e leia.