Consultoria de Impacto

Qual será a tendência empresarial?

"Qualidade total é fundamental"
"Estamos na Era do Conhecimento, sem ele ninguém é competitivo"
"Permanente atualização tecnológica"
"É preciso investir em treinamento e motivação"
"Inovar, inovar e inovar para fazer a diferença"

E assim caminham empresas e profissionais sob tensa pressão por melhorias consideradas obrigatórias e inadiáveis para que possam vencer no concorrido mercado do século XXI. O que se lê nestas frases foi a tônica da década de 90 na arena do comércio e da indústria, virou o milênio sem data para terminar.
Durante longo tempo, vê-se abundância de publicações, de eventos sobre administração, métodos lançados a cada período, surgimento e morte de gurus sérios e circenses, enfim, sobram orientações sobre como fazer a gestão de empresas e atuar na qualificação de pessoas. Sejam diretores ou funcionários, formais ou informais, em qualquer ramo todos os interessados têm acesso às informações e, o principal, há anos lêem, assistem, estudam, cursam, trocam idéias, debatem, praticam, implantam, aperfeiçoam, acertam, erram... há anos acumulam bagagem de teorias, técnicas e alternativas para soluções, para adaptação ao novo e definitivo mercado global. Essa massificação geral sobre como fazer, como estruturar o negócio, entra na fase de saturação, as fórmulas ficam repetitivas, mudam-se as embalagens, mudam-se só mesmo os formatos dos conteúdos. Em queda os cursos amplos e demorados, em alta os compactos e dirigidos. A qualificação empresarial-profissional entrou em reformulação por causa da redução de alunos, a meta passou a ser o lançamento de cursos sob medida dentro das tendências e necessidades dos respectivos setores.
O como fazer, como estruturar e os abrangentes cursos dão lugar daqui para frente ao saber executar, saber gerenciar, aos cursos temáticos e pontuais. É a vez da prática geradora de resultados, da gestão reta a partir do conhecimento acumulado na década de 90 e início desta. Em suma, é a vez de compatibilizar o que está massificado com as expectativas específicas das empresas. Saber gerenciar para ajustar a gestão de forma amarrada, objetivamente ligada ao cliente. Paralelamente, com idêntica determinação, ir aos pontos positivos da empresa para dar-lhes máxima consistência e regularidade. Saber segurar um cliente passa a ser forte diferencial diante da concorrência.
Não cabe mais ficar longos períodos em levantamento de dados, elaboração de projeções, pelo contrário, agora é hora de atitudes centradas, agir para fazer acontecer e gerenciar para manter. Qualidade, tecnologia, motivação, inovação e outros itens ressaltados no mundo globalizado, sem dúvida, são da maior importância, mas deixam de ser novidade. As empresas estão muito parecidas, com acesso geral aos mesmos recursos. A novidade passa a ser a competência para unir estes itens num trabalho bem executado, solidamente gerenciado para manter o sucesso e se precaver contra reações dos concorrentes.
Na barafunda de opções e ofertas no mercado, cliente quer tranquilidade e segurança para comprar, consumir. Nada melhor do que uma loja ou indústria onde ele tem a certeza de que aqueles itens citados funcionam hoje - e sempre!

José Renato de Miranda
rdemiranda@consultoriadeimpacto.com.br 
www.consultoriadeimpacto.com.br / www.empresafamiliarconsultoria.com.br

 

 

 

 





Artigos

Sinais que a vida pessoal pode dar pelo excesso de trabalho.
Em condições normais, a sobrecarga de trabalho traz desgastes físicos e psicológicos pelo fato de a pessoa não respeitar...
Clique e leia

O brasileiro não sabe sustentar o sucesso.
A Seleção Brasileira venceu a da Colômbia. No dia seguinte, a antes preocupada e tensa Seleção começou a aparecer na mídia...
Clique e leia

Natalidade humana x natalidade tecnológica
As manifestações no Brasil, na Europa e outras a caminho, com maior ou menor peso dos problemas políticos, terão nos bastidores um quadro amplo e complexo.
Clique e leia.

Planejamento Gestão Familiar aumenta valor da sua empresa.
Há anos e anos, tenho enfatizado a influência da profissionalização da gestão no preço de uma empresa familiar...
Clique e leia

Empregabilidade e tara por qualificação
Tome cuidado com modismo da qualificação. Funcionário que você "pode contar", nem sempre super-qualificado, tem o seu papel.
Clique e leia.

Vamos dar um rumo na nossa empresa familiar!
A diferença ente empresa familiar e não familiar não está só na força da emoção, mas também na ocupação diária das pessoas…
Clique e leia.

Empresa familiar é um bom negócio!
Empresas familiares superam catástrofes estatísticas, antes da 3ª geração. Seguem vitoriosas para 4ª, 5ª… Qual segredo?
Clique e leia.

A família tem que trabalhar para a empresa, e não o contrário
É indispensável a empresa ficar acima das relações domésticas ou, no futuro, terá que vender bens para pagar prejuízos da empresa.
Clique e leia.

EF: união da experiência com a modernidade
Este ambiente de efervescente competição atinge em cheio a empresa famíliar, mas é viável a guinada e um futuro feliz!
Clique e leia.

Qual será a tendência empresarial?
A importância do talento e das inovações, é um fato, mas este é o caminho único, inadiável e obrigatório?! Tem que ser assim?!
Clique e leia.

Maior competição, menor mercado: só trabalho resolve
"No mercado há espaço para todo mundo". Em algum lugar do passado, sim. Hoje quem assim pensar, naufraga no efeito Titanic.
Clique e leia.

Ciclo do Ajeitamento: mercado era cúmplice, não é mais, e aí?
Da década de 90 à virada do milêmio ocorreu o que o autor chama de fim do "Ciclo do Ajeitamento". Confira a curiosa conclusão.
Clique e leia.

O mundo sem gerúndio
Artigo publicado em O Globo, 1º caderno. José Renato de Miranda é autor do 1º livro no Brasil escrito sem gerúndio.
Clique e leia.

O que é ter QI hoje?
Dão crias as reportagens sobre tecnologia e inteligência. A maioria diz que a era digital estimula criatividade e QI. Você concorda?!
Clique e leia.

Gestão da Correria
Efeitos da turbinada tecnologia digital geram a ilusão do lucro e da qualidade de vida.
Conheça a Gestão da Correria como meio para dar um tranco na velocidade,
elevar o padrão do trabalho e da saúde.
Clique e leia.